Instituto de Cultura Técnica

A importância da Língua Portuguesa para os concursos públicos

Nos últimos anos, a Língua Portuguesa consta praticamente em todos os editais de concurso público. A presença da matéria nos diversos certames tornou-se uma “pedra no sapato” de muito candidato: em grande parte das provas, a disciplina apresenta um elevado número de questões e, muitas vezes, com peso dois.

As bancas têm formulado questões cada vez mais difíceis e complicadas, por isso é fundamental dominar bem o conteúdo e usá-lo como diferencial em qualquer prova. É fato: a nota de Língua Portuguesa pode definir a colocação no concurso. Ela pode tanto desclassificar excelentes candidatos, quanto colocar outros nas primeiras posições. O aluno precisa compreender a sintaxe, a semântica, a ortografia, a gramática como um todo, além da interpretação de textos.

Quanto à interpretação de textos, percebo que há uma grande dificuldade dos alunos em relação a esse assunto. Os candidatos reclamam que não se sentem confiantes e não sabem como se preparar para responder às questões. Assim, nos cursos, ensinar táticas para facilitar a interpretação de textos, com várias dicas para serem usadas na hora da prova, de forma a otimizar a leitura e a compreensão, e, assim, usar o tempo disponível da melhor maneira. Será uma oportunidade única de treinamento em interpretação de textos.

O que o candidato deve notar é que, além do bom entendimento desses pontos, o estudo sistemático do Português pode levá-lo a um maior domínio da língua, o que refletirá positivamente tanto na melhor compreensão das demais disciplinas da prova, como na elaboração de questões discursivas mais bem elaboradas.

Apesar de ser uma disciplina conhecida dos concurseiros desde os tempos escolares, o bom domínio gramatical pode apresentar diversas dúvidas e armadilhas. Geralmente, esses problemas se devem ao fato de o aluno considerar que domina “empiricamente” o Português e não precisa dedicar a ele o mesmo tempo das outras matérias. É muito comum o ensino da Língua Portuguesa nos colégios se dar de maneira diferente e sem a lógica e o devido aprofundamento que os concursos cobram. Além disso, existe a dificuldade em lidar com o emprego da norma culta da língua, sobremaneira agravada nos dias de hoje, quando a linguagem precisa ser reduzida e abreviada para se adaptar à velocidade das comunicações.

Dessa forma, é essencial dedicar-se à aprendizagem da Língua Portuguesa, por meio de estudo dos assuntos e resolução exaustiva das questões. Perceber como as principais bancas examinadoras vêm definindo seus perfis de cobrança da matéria é outro ponto de destaque. Assim, é super importante se familiarizar com o estilo de cada uma.

Abraços e bons estudos!

Adilson Rocha

Adicionar Comentário