Dia do Artista de TeatroHoje, i9 de agosto é Dia dos Artistas de Teatro, a data não foi tirada de uma iniciativa legislativa ao acaso, tem seu fundamento na mais alta tradição humanista e libertária dos que trabalham na arte da representação teatral.

A data foi escolhida por ser aniversário de morte de um dos maiores dramaturgos da História: Federico Garcia Lorca, (1898 -1936) ,espanhol.

Entre muitas outras belíssimas obras de poesia, de peças maravilhosas como “A Casa de Bernarda Alba”, “Bodas de Sangue” e “Yerma”, mas a importância e a ligação dos artistas com Lorca vai além da dramaturgia e da literatura.

Foto Dell'Arteanas Populares
Alunos em prova pública com o espetáculo “Dell’Arteanas Populares”.

Nós do ICT através de nossos professores do Curso de Teatro lembramos que o fazer teatral tem uma importância fundamental na educação. No período da adolescência, o jovem tem uma necessidade de se mostrar, vive constantemente em mudança, psicológica e corporal e o trabalho teatral abre um leque de possibilidades, amenizando conflitos e levando-os para o palco, num processo libertador, traz a desenvoltura, trabalha a expressão e também o uso do discurso, além do “uso das máscaras”, para lidar com algum tipo de situação: saber impô-las, explorando-as no dia a dia. Para nós, a grande importância das Artes Cênicas pelo viés da aprendizagem é dar liberdade ao olhar, liberar emoções e provocar exercício intrapessoal e interpessoal no processo do jogo teatral.

Iniciativas tem sido tomadas, o Ministério da Cultura, por exemplo, lançou o Plano Nacional de Cultura e priorizou 53 metas até 2020. Entre elas, aumento em 100% no total de pessoas qualificadas anualmente em cursos, oficinas, fóruns e seminários com conteúdo de gestão cultural, linguagens artísticas, patrimônio cultural e afins e torcemos para que cada vez mais a valorização do artista se dê através de iniciativas assertivas.

Nas nossas aulas dentro do Curso de Teatro o principal objetivo é cumprir um papel na formação de nossos alunos contemplando a multiplicidade criativa de cada um, trabalhando os elementos componentes da linguagem teatral e preparando o profissional para exercer a função, não só de ator, mas também para atender toda a demanda que a área oferece, porque sabemos que os profissionais de teatro não dependem somente de talento, mas de uma formação sólida, os alunos podem obter sucesso em diferentes áreas, como o mercado publicitário, cinema, televisão, projetos autorais e outros.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *