Instituto de Cultura Técnica

Curso de teatro apresenta solilóquios de Shakespeare.

Um solilóquio é um discurso declamado por um único personagem, sem ser dirigido a outro personagem em cena, esses discursos são dirigidos às vezes ao público e outras vezes revelam os pensamentos profundos de um personagem. Os solilóquios podem ajudar o público a entender as intenções do personagem, mas também podem ser usados para enganá-lo.

soleloquio
Aula ensaio com o professor Edson Aranha

Aberto à um público convidado, os alunos do curso de teatro do ICT estiveram se apresentando em um exercício teatral em sala de aula originado das cadeiras de história do teatro, ministrado pela professora Isabelle e da cadeira de interpretação, pelo professor Edson Aranha. Para a ocasião foram escolhidos trechos de peças de Shakespeare que foram encenadas milhares de vezes desde que foram escritas, a coordenação do curso lembra, “recordaremos o aniversário de sua morte.

Na apresentação , os alunos atores apresentarão trechos das obras: “Medida por medida”, “Sonho de uma noite de verão”, “Romeu e Julieta”, “Macbeth”. Faz-se importante o exercício de cada um a apresentar a percepção relativa à construção da personagem e suas implicações no modo de vida do artista a partir da investigação da relação ator-palco-plateia, torna-se um rito de passagem, porque antecederá a um processo que remeterá à escolha de um texto para uma montagem posteriormente, onde estarão sendo implementadas técnicas de interpretação, improvisação, expressão corporal, técnicas de expressão vocal, respiração, projeção e construção de voz que serão abordados no processo de construção das personagens, além de outros elementos que compõem um espetáculo.

Acreditamos que a obra de Shakespeare pertence a todos, pois é uma parte importante da nossa herança cultural comum, à qual todos que estudam teatro devem ter acesso. Ao explorar alguns dos principais temas e ideias que aparecem ao longo das peças de Shakespeare, além de ajudar nossos alunos e alunas, como também o público a descobrir a relevância dessas obras para suas vidas, provavelmente também irá ajudar a ter uma compreensão mais profunda de nós mesmos, do outro e do mundo em que vivemos.

Adilson Rocha, diretor do ICT.

Ingresso: Free – Reservar com antecedência pelo fone: 3424-2625, número limitado de lugares.
Local: Espaço Cultural ICT – Rua Duque de Caxias, 356, Pavimento 1 – Santo Antônio – Recife – PE.

Adilson Rocha

Adicionar Comentário