Instituto de Cultura Técnica

Evento comemora 25 anos do ICT-Instituto de Cultura Técnica

foto-adriano-cabral
O Ator Adriano Cabral com graduação em Letras pela UFPE, pesquisa e produz trabalhos em torno da literatura pernambucana, unindo o teatro, a escrita e a linguagem da performance.

Exposição “Campina do Taborda” criado pela Divisão de Eventos Culturais do ICT homenageia personalidades da cultura local e lança projeto “Encantos da Muralha”.

A Insurreição Pernambucana é o ponto de partida para a exposição “Coletiva de Artes Plásticas Campina do Taborda”, que a partir desta semana estará aberta ao público no salão de exposições do Forte do Brum, Recife Antigo.

Calcada nas impressões de artistas plásticos participantes do Concurso de Artes Plásticas criado pelo produtor Cultural Adilson Rocha, busca abordar o tema naturalmente, seguindo informações as quais simbolizam um momento único de nossa história, culminou com a capitulação dos holandeses na Campina do Taborda em janeiro de 1654.

Ano a ano a visão artística dos participantes da mostra que se apresenta desde 2003 vão se unindo pela compreensão do conjunto por estarem ligados a um  mesmo tema. É possível destacar que a ambiguidade acaba trazendo uma relação de parceria visual sem ter de agredir o olhar de quem aprecia o conteúdo das obras pela liberdade de aceitação característica dos padrões atuais que mais reflete do que rejeita certas diferenças e igualmente pela sutileza na disposição da mostra. A ideia, clara nos detalhes dos trabalhos, não é só de lembrar aquele momento da nossa história, mas provocar uma reflexão, apresentando novos artistas.

Antes da abertura da mostra, nesta quinta-feira, 24 de novembro no Forte do Brum serão homenageadas personalidades consideradas pró-ativas de nossa comunidade, entre elas o consultor cultural e jornalista Marcelo Varella, o ator Adriano Cabral, a artista popular Cristina Andrade, entre outros. A ortoga é decidida mediante um processo individual, formada pela indicação proposta por uma comissão composta de criadores e personalidades já agraciados, a iniciativa parte do pressuposto  de que a contribuição à sociedade deve ser reconhecida, particularmente à pró-atividade dos indicados pelo trabalho ético e a responsabilidade cívica, através da concessão anual desta comenda. Logo após será aberta a exposição com reinauguração da sala de exposições do museu.

25 Anos Desenvolvendo Talentos
25 Anos Desenvolvendo Talentos

Comemorando neste ano os 25 anos do ICT, Instituto de Cultura Técnica, através da sua Divisão de Eventos Culturais amplia o evento o nominando de “Encantos da Muralha” para melhor visibilidade da iniciativa. Um dos pontos altos do evento será a Banda do CMNE que fará uma grande apresentação com o espetáculo “3 Estações Pernambucanas” pontuando musicalmente com convidados especiais os ciclos junino, natalino e carnavalesco dentro da semana em que se comemora o dia da música.

Trabalhando com as dimensões artística e histórica, durante a exposição coletiva o projeto do ICT leva escolas da Região Metropolitana do Recife com a participação dos artistas vencedores e exposição das obras.

Data do evento/Abertura da Coletiva: Dia 24 de novembro de 2016 às 19h30.
Local: Forte do Brum
Pç. Comunidade Luso Brasileira, Recife Antigo
Informações pelo e-mail: contato@ictnet.com.br
Contatos: Oi: 98707-6563

Aberto ao público.

Adilson Rocha

Adicionar Comentário