Instituto de Cultura Técnica

“ICTzão em Folia” transforma artistas consagrados em monarcas.

O Bloco carnavalesco misto “ICTzão em Folia” se concentra pelo 17º ano consecutivo, foi criado em 2001 pelo produtor cultural Adilson Rocha, a profa. Sônia Medeiros, já falecida, por um grupo de alunos do Curso de Turismo e Informação Cultural do ICT (Instituto de Cultura Técnica) e alguns de seus professores.
Em todos os anos homenageia escolhendo entre seus monarcas, personalidades da comunidade que se destacam pela coerência, pró atividade e entusiasmo cultural genuinamente pernambucanos.

O rei do ICTzão em Folia 2016, Paulo da Hora em desfile com o bloco pelas ruas do Recife antigo.
1
A cantora Sevy Nascimento quando coroada.

Nesse ano os monarcas serão Ivanildo Silva, cantor e compositor dos mais entusiastas começou em 1965 na Rádio Jornal do Commércio, no mesmo ano cantou no Clube Português acompanhado pela orquestra do grande maestro Guedes Peixoto, e Fátima Marinho, Doutoranda em educação, Mestra da Cultura Popular, interpreta o Palhaço Pipoquinha, desde 1975, criou o Grupo Pipoquinha em 1978, com recursos próprios construiu o Espaço Cultural Educativo Pipoquinha que vem desenvolvendo um trabalho para a redondeza gratuitamente desde 2002, cuja metodologia adotada é inspirada nas idéias de Paulo Freire, atendendo graciosamente a comunidade local. Fátima Marinho e Ivanildo Silva serão coroados respectivamente rei e rainha pelos monarcas de 2016, Paulo da Hora (cantor) e Sevy Nascimento (cantora). O príncipe e a princesa serão professores do ICT do Curso de Teatro, Israel Alves, ator, modelo e dançarino e Cirlany Nascimento professora de dança popular, salão e contemporânea, jovens profissionais da nova geração que se destacam pela pró atividade artística.

A concentração acontecerá na próxima quarta feira, dia 22 de fevereiro em frente ao ICT, localizado na Rua Duque de Caxias, 356, às 19h. A festa intitulada “Turbilhão de Alegria”  estará sendo animada pela Orquestra Brasileira do Recife, apresentações surpresas, juntamente com participação especial de cantores consagrados, do DJ Geovany Carlos, também dançarino, natural de Angola, que estará executando músicas latinas e carnavalescas, além de outros artistas amigos do bloco que participarão do baile popular .

Em pleno carnaval o estandarte do bloco saudando os foliões.

Inspirados na frase célebre de Chaplin “Se tivesse acreditado n Cara minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria”, os integrantes do bloco confeccionaram os adereços e estandarte do bloco apresentando um palhaço representando o sentimento dos brincantes. No evento haverá entrega de diplomas “Destaque ICTzão 2017” a personalidades da nossa cultura, será lido o manifesto cultural, apresentações de dançarinos, tudo isso com muita alegria carnavalesca, muitas outras surpresas na festa estão sendo reservadas para quem estiver presente.

.O BLOCO “ICTzão em Folia” VEM DA IDÉIA DE CULTIVAR AMIGOS, INCENTIVAR ASPECTOS CULTURAIS E DEFENDER A CULTURA POPULAR, O AMOR PELAS ALEGRIAS DO NOSSO CARNAVAL, A FESTA POPULAR MAIS AUTÊNTICA DO MUNDO.

Quando: Quarta-feira, dia 22 de fevereiro.

Hora: A partir das 19h

Local: Rua Duque de Caxias, 356, em frente à sede do ICT (Instituto de Cultura Técnica).

Outras informações e vendas de camisas: (81) 3424-2625 ou contato@ictnet.com.br.

Adilson Rocha

2 Comentários

    • Prezada Ivonete,

      Pensamos que carnaval é uma atividade cultural séria, ainda nesta semana publicaremos por aqui a relação de todos os homenageados nesses 17 anos de folia, são todos muito importantes para a nossa cultura.