Instituto de Cultura Técnica

Operadores de Guindaste deverão fazer curso para o transporte de carga indivisível.

Desde o dia 30 junho de 2015  está em vigor a Resolução 484/14, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina a obrigatoriedade de especialização para condutores de veículos de carga indivisível, ou seja, o transporte de cargas indivisíveis só poderá ser feito por motoristas qualificados para movimentar esse tipo de bens ou mercadorias.

Os motoristas profissionais que forem parados e não possuírem a certificação serão impedidos de prosseguirem a viagem, além de serem multados. A formação para a certificação tem como conteúdo as regras para esse tipo de transporte estabelecidas peloGuindaste 3 Código Brasileiro de Trânsito (CTB), com as disciplinas de Legislação, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito e Prevenção de Incêndio e Movimentação de Carga. Blocos de rochas, conteineres, máquinas ou equipamentos de grandes dimensões e indivisíveis, toras, tubos e bobinas, veículos de escolta, autopropelidos e outras cargas, são consideradas cargas indivisíveis e regulamentadas pelo Contran.

No art. 33 da Resolução CONTRAN nº 168, de 14 de setembro de 2004, foi inserido os §§ 12 e 13, com a seguinte redação:

  • 12. Aplica-se a exigência de curso de transporte de carga indivisível aos condutores de guindastes móveis facultados a transitar na via.
  • 13. Poderá ser feito o aproveitamento de estudos de conteúdos que o condutor tiver realizado em outro curso especializado, nos termos do Anexo II. (NR)”

O programa é feito em 50 horas, mas pode ser realizado em 15 horas por quem já possui um curso especializado. Os pré-requisitos são:

– Ser maior de 21 anos
– Estar habilitado, no mínimo, na categoria C ou E
– Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses
– Não estar cumprindo pena da suspensão do direito de dirigir ou ter a carteira nacional de habilitação cassada, de forma a ter se envolvido em crime de trânsito, ou estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

 

Adilson Rocha

1 Comentário

  • sou operador de guindastes estou afastado da profissão a mais de dois anos e meio e estou querendo voltar as atividades de novo tenho 48 anos de idade , estou interessado em fazer estes curso do mopp e o indivísivel meu tefefone 44 91674842