Instituto de Cultura Técnica

Oficina de Frevo

Objetivo:

PassistaApresentar uma das tradições mais preciosos da cultura brasileira, particularmente a pernambucana, através dos movimentos que já são familiares para quem dança o frevo: dobradiça, tesoura, locomotiva, ferrolho, parafuso, pontilhado, ponta de pé e calcanhar, saci-pererê, abanando, caindo-nas-molas e pernada.

A oficina é destinada para quem tem vontade de aprender a dançar o ritmo do carnaval pernambucano.

É direcionada a crianças, jovens e adultos de todas as idades.
Os participantes vão aprender passos básicos do frevo, é importante fazer com que o nativo tenha mais proximidade com a identidade pernambucana, e o frevo é a maior característica do nosso carnaval.

O frevo é caracterizado por um ritmo extremamente acelerado que surgiu na cidade do Recife (PE), no fim do século XIX. Desde então, o carnaval de Pernambuco é marcado pela efervescência do frevo, foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade, em 2012, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Sombrinha de frevoNo frevo, a sombrinha é um elemento indispensável para o passista e sua coreografia. Ele a conduz como símbolo do frevo e como auxílio em suas acrobacias. Em sua origem, não passava de um guarda-chuva conduzido pelos capoeiristas como arma para ataque e defesa, já que a prática da capoeira estava proibida. Com o decorrer do tempo, esses guarda-chuvas deram lugar a uma sombrinha colorida com aproximadamente 50 centímetros de diâmetro.Passistas

Neste exercício cultural, você começa a aprender a dança do frevo e suas variantes,  uma oportunidade única para se acompanhar a história do povo brasileiro e também para vivenciar alegria.

Não perca esta chance de ir lá no fundo da cultura brasileira e ter uma experiência inesquecível!

  • Aula teórica/prática

DETALHES, LOCALIZAÇÃO, O QUE ESTÁ INCLUÍDO E VALORES.

Aulas gratuitas de Apresentação sextas nas 2ª e 4ª semanas do mês:
Local: Em frente ao ICT
Duração: De 17h às 18h

A classe é dividida em duas partes.
No início, a música que vai junto com o rítimo quente do frevo.
Os estudantes aprender os primeiros passos.
Depois , é hora de aprender os movimentos básicos. Os movimentos são apresentados , e instrutor e os alunos são capazes de passar algum tempo apreciando ao musicalidade do frevo.

Localização:
Instituto de Cultura Técnica
Rua Duque de Caxias, 356 – Santo Anntônio – Recife – PE

Preço: EUA $ 80,00 ou R$ 180,00 por pessoa. Você receberá informações detalhadas sobre o pagamento após sua pré-inscrição, antes de confirmar a sua reserva através de quitação.

Idioma: Esta classe é oferecido em Português .

O que está incluído nos encontros:
Apresentação de informações culturais.
Aulas com acompanhamento individual.
1h30 horas Exercícios de dança por aula.

O que não está incluído:
Hotel – Transporte – Alimentação

Importante: Use roupas confortáveis e tênis flexíveis para a prática .

FACILITADORES
Instrutores do ICT,  profissionais com muitos anos de experiência e bem conhecidas na comunidade.

DATAS: Faça contato conosco realizando sua inscrição ou de seu grupo, peça esta oficina/curso anotando seus dados, sugerindo ou requisitando as datas disponíveis enviando o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.