Instituto de Cultura Técnica

Operador de Empilhadeira

Objetivo

Capacitar operadores de empilhadeira, visando a sua qualificação profissional, desenvolvendo nos treinandos a habilidade para operá-las com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições da máquina e, ainda, possibilitar que a empresa possa atender a legislação específica.

Assuntos AbordadosEmpilhadeira

  • Classificação das empilhadeiras: combustível, tamanho, aplicação; Mercado de empilhadeiras: principais fabricantes globalizados, números;
  • Conceitos:Estabilidade Frontal: ponto de apoio, princípio da alavanca;Estabilidade Lateral: centro de gravidade, base, centro de carga;
  • Partes da Empilhadeira:Motor, transmissão, embreagem, diferencial, chassis e contrapeso, sistema hidráulico, sistema de elevação, pneus, comandos e instrumentos de controle.
  • Regras de Operação conforme NR11 do Min. Trabalho:
    Regras Básicas de Operação, regras para partida da máquinas(os pontos de manutenção diária), operação em rampas, avante/ré,corredor estreito, regras p/ manobrabilidade, obstáculos (terrestres e aéreos)parada e estacionamento, operação com cargas (cargas pequenas, médias, grande, cilíndricas, especiais), técnicas de empilhamento, desempilhamento e transporte.
  • Regras Básicas de Segurança:
  • Exercícios Práticos:
  • Exercícios evolutivos: verificação da manutenção diária pelo operador (conforme NR11), identificação das partes da máquina, identificação das alavancas de comando e instrumentos do painel, operação com maquina parada (reconhecer os movimentos básicos) operação sem carga (Avante / ré,) operação comcarga (empilhamento, rampas e outros de acordo com suas aplicações)

    Obs: A capacitação da NR-11 é obrigatória para operadores de empilhadeira e cabe ao empregador oferecer este tipo de treinamento, além disso existem outros cuidados  que devem ser tomados com relação a operação de empilhadeiras, como a supervisão constante do trabalhador inicialmente, a fim de identificar os riscos e alerta-lo sobre os perigos de acidentes. Lembre-se: o operador é responsável pela carga na operação.

    No decorrer do programa, em se justificando, poderá ser incluído a NR-12, que tem como princípio proteger o operário de máquinas equipamentos, de uma maneira que o empregador forneça garantia, segurança e qualidade de trabalho para exercer a função, as maquinas devem ter botão de emergência e atender todos os requisitos em caso de emergência.

Quem deve participar do curso:
• Colaboradores envolvidos com movimentação e armazenagem de materiais.
• Pré Requisito: Idade mínima: 18 anos, Alfabetizado.

Durante as aulas o participante já conhecendo seu equipamento de trabalho, vai discernir como funciona e particularidades; serão apresentados os fundamentos que regem as empilhadeiras, esclarecendo aos participantes as normas e limites.
As tabelas de carga serão amplamente discutidas, poderão ser simulados carregamentos, posicionamentos, cargas e diferentes comprimentos, prevendo limites.
Segurança é o item que receberá especial atenção onde o participante aprenderá a prever situação de risco e como poderá sair.

Local do Curso
Na sede do ICT
Rua Duque de Caxias, 356, Pavimentos 1 a 3, Sto. Antônio, Recife, PE.

Modalidades:
Iniciantes
Iniciados (Ou atualização):
(Material didático incluso no orçamento.)
Investimento:
Os valores podem ser informados através dos telefones da central de atendimento ICT (81) 3424-2625. Você também pode clicar à sua direita e preencher nosso formulário de contato. Nossa equipe de atendimento retornará o mais breve possível.

Atendimento on line: Ver disponibilização.
Atendimento presencial pela coordenação: 9h às 12h de segunda a sábado ou através de agendamento prévio.
E-mail: contato@ictnet.com.br