Instituto de Cultura Técnica

Operador de Plataforma de trabalho aéreo

Objetivo

Preparar profissionais para o trabalho em equipamento móvel autopropelido, não dotado de uma estação de trabalho, visando desenvolvimento do trabalho com qualidade e segurança com base na NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria, pela Portaria SIT n.º 15, de 03 de julho de 2007.

Objetiva a instrução teórica e prática de capacitação dos participantes na operação da PTA para realização de trabalho em altura e irá apresentar os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo operação segura da plataforma de trabalho aéreo móvel – PTA no planejamento, a organização e a execução das mais diversas atividades, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

O conteúdo deste curso visa atender a NR 18 – Anexo IV – Operador de plataforma de Trabalho Aéreo Móvel –  PTA.Operador de Plataforma

Assuntos Abordados

Introdução;
Abertura:
Definição dos equipamentos;
Tipos de Plataforma de Trabalho Aéreo – PTA;
Especificações Técnicas;
Estabilidade;
Normas de Segurança na Operação – NR 11;
Anexo IV da NR 18 – Plataforma de Trabalho Aéreo – PTA;
Operação e Especificação Técnica da Plataforma de Trabalho Aéreo – PTA;
Movimentação e Manuseio;
Manutenção Preventiva;
Aulas Práticas com a Plataforma de Trabalho Aéreo – PTA.
Inspeção diária na Plataforma de Trabalho Aéreo – PTA;
Identificação dos instrumentos do painel e componentes;
Manobras com a Plataforma de Trabalho Aéreo – PTA;
Procedimentos para o deslocamento;
Técnicas de Operação e Movimentação;
Aula Prática supervisionada.

 

Público Alvo

Profissionais que realizam trabalhos em altura, como profissionais da área da movimentação de cargas e indústrias em geral, manutenção e construções de redes de transmissões, construção civil.

Investimento:
Os valores podem ser informados através dos telefones da central de atendimento ICT (81) 3424-2625. Você também pode clicar à sua direita e preencher nosso formulário de contato. Nossa equipe de atendimento retornará o mais breve possível.

Informações Adicionais

As aulas são expositivas, demonstrativas e práticas. Adotamos o método prático na maior parte do treinamento, este método se apresenta mais eficaz uma vez que a eficiência do profissional depende muito mais da prática.
No curso o aluno terá aula em Técnicas de Manuseio e operação de PTA,
Segurança – EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), Organização e limpeza para manutenção.
O curso tem um total de 16 horas para iniciantes e 8 horas para atualização de quem já opera o equipamento.

Ao final do curso, os alunos terão uma base sólida no que compete a operação de plataformas de trabalho aéreo móvel em realização de trabalho em altura, atendendo aos pré-requisitos estabelecidos na NR-18 Anexo IV.

Certificado

Ao concluir o curso com o mínimo de 90% de participação e média mínima de 7, o aluno receberá o certificado de conclusão do curso constando conteúdo, e citação da legislação específica impresso e devidamente assinado pela direção da escola e facilitador.

Curso presencial na sede do ICT ou *in company.

*O valor deste curso In Company deve ser verificado pois pode variar em função do numero de participantes e localidade.