DESCRIÇÃO
Apresentar conhecimento da produção artística colonial em Pernambuco pela evolução cronológica das fachadas da arquitetura religiosa colonial, através da visão histórica geral dos diversos estilos de altares e das pinturas de forros que se simplificam no adjetivo barroco em Pernambuco.
A arquitetura colonial religiosa se iniciou em 1535 com a construção, em Igaraçu, da ermida e posteriormente matriz dos Santos Cosme e Damião. Ao longo do século XVI, ainda foram construídas as igrejas de Nossa Senhora da Graça (Olinda, 1540), São Lourenço de Tejucupapo (Goiana, 1555) e Nossa Senhora de Nazaré (Cabo de Santo Agostinho, 1580).
Até a chegada dos holandeses a Pernambuco (1630), as igrejas permaneciam, pelo menos em seu aspecto exterior, com as mesmas características do século XVI – frontão triangular suportado por um entablamento clássico e este, por sua vez, suportado por cunhais de pedra a guisa de colunas dóricas, com uma composição formada por óculo, duas janelas e uma porta – o que leva, a princípio, à constatação de que o barroco não foi utilizado até a época posterior à saída dos holandeses do território brasileiro (1654).
A partir de 1654, com a retomada de Pernambuco, iniciaram-se as reconstruções e reformas das igrejas destruídas e saqueadas pelos holandeses e a construção de novos templos. A maioria das igrejas construídas antes do período holandês foi remodelada ao final do século XVII e ao longo do século XVIII de acordo com a estética barroca. Todavia, a igrejas de Nossa Senhora do Desterro, ao lado do convento de Santa Teresa, em Olinda, e a de Nossa Senhora do Pilar, em Recife, ambas erguidas no final do século XVII, mantiveram a feição quinhentista.
Percorrer as igrejas do Recife é uma verdadeira aula de arte, história e cultura. Tanto que a maioria delas está incluída nos roteiros religiosos de maior destaque no estado.
Neste exercício cultural, você começa a aprender a história do Brasil colônia dentro de um programa que será dividido em parte teórica presencial em sala de aula e com visitas com formato de City Tours em Recife Uma oportunidade única para se acompanhar a história do povo brasileiro e também para vivenciar a cultura.
Não perca esta chance de ir lá no fundo da cultura brasileira e ter uma experiência inesquecível!
- Aula teórica/prática
- Roteiro turístico-cultural pelo centro de Recife
DETALHES:
Duração: De 9:00 às 12:00.
13h00 às 17h00
Localização:
Instituto de Cultura Técnica
Rua Duque de Caxias, 356 – Santo Anntônio – Recife – PE
Preço: EUA $ 80,00 ou R$ 240,00 por pessoa. Você receberá informações detalhadas sobre o pagamento após sua pré-inscrição, antes de confirmar a sua reserva através de quitação.
Idioma: Esta classe é oferecido em Português .
O que está incluído :
3 horas de apresentação de informações teóricas com apresentação multimídia
3 horas com City Tour
O que não está incluído:
Hotel
Transporte
Alimentação
Importante: Use roupas confortáveis e tênis flexíveis para a prática .
Instrutor: Daciel Santos, professor universitário com especialização em turismo cultural e mestre em políticas públicas com especialização em patrimônio artístico religioso, a oficina será ministrada em um único dia.
DATAS: Faça contato conosco realizando sua pré-inscrição ou de seu grupo no formulário clicando no botão corespondente ao lado requisitando as informações das datas disponíveis.